Pages

terça-feira, 23 de junho de 2009

A Igreja e a Juventude


Devemos constatar, de início, que a Igreja olha, com carinho, para a juventude. É sua missão evangelizar o jovem. Para isto precisa chegar até ele. Deve encontrar caminhos para isto. Talvez podemos concluir que um deles seja a espiritualidade. A Igreja conta com instrumentos, com pessoas e com momentos especiais para isto. O principal instrumento mesmo é o próprio jovem, isto é, jovem evangelizando jovem.

Se um dos caminhos é a espiritualidade, a marca visível é a sintonia com Jesus Cristo, o seguimento de seu projeto, podendo, com isto, superar muitas dificuldades. É importante a oração, no nível pessoal e no comunitário. Também as celebrações são momentos fortes de vida espiritual. Isto revigora as forças do jovem, criando nele comunhão fraterna.

Todo jovem é convidado a fazer experiência de fé participando na vida da comunidade cristã. O seu envolvimento comunitário faz-lhe superar muitas crises. Além de criar fraternidade, ocasiona felicidade. Ali ele se evangeliza e se transforma em evangelizador. Reza a Palavra de Deus e encontra novos caminhos de vida. Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Acreditar na Palavra de Deus é essencial para o crescimento do jovem. Ele passa a identificar-se com o projeto de vida querido pelos ensinamentos divinos. A conseqüência será uma felicidade segura e duradoura. A sua caminhada vai sendo enriquecida com a participação também nos sacramentos, que amadurecem a fé. É feliz quem vive no compromisso cristão, e perde esta força quem se distancia da vida da comunidade cristã.

A formação e a espiritualidade na vida do jovem são essenciais. Poderão lhe dar rumo, segurança e serenidade na caminhada. Ele precisa experimentar essa realidade, criando alegria na sua vida. Mas tudo passa por um processo de formação constante para ajudá-lo a superar sua vulnerabilidade. O jovem possui um potencial cheio de idealismo, mas tem que amadurecer na sua prática de fé.

O jovem precisa criar interesse pela evangelização. Isto supõe um diálogo aberto com ele de forma moderna, integrando o racional, o simbólico, o afetivo e as realidades. O encontro com Jesus às vezes passa pelo simbólico, mas deve unir fé e vida na experiência humana. Está aí a importância da participação no grupo de jovens, porque ele permite uma educação na fé. É espaço privilegiado de formação.

Quem assimila o Evangelho quer partilhá-lo. Assim, os jovens que estão na Igreja devem mobilizar os que estão de fora. Eles têm poder de comunicação e de convencimento de outros colegas. Não só trazendo jovens para a Igreja, mas para assumirem compromissos com a sociedade, construindo um Brasil mais justo e solidário, uma sociedade conforme o querer de Deus.




Dom Paulo Mendes Peixoto

Bispo-São José do Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;

Materiais para Juventude.

Materiais para Juventude.
É um blog para todos os grupos de jovens.

Setor Juventude.

Setor Juventude.
Eu faço parte !!