Pages

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Juventude em Buritama.

O Dia Nacional da Juventude realizado no dia 25/10/2009, teve como sede este ano, a cidade de Buritama - SP, onde se reuniram aproximadamente 800 jovens, vindos de várias cidades da Diocese de São José do Rio Preto. O evento teve como tema: Juventude e seu extermínio e como lema: Por caminhos de denúncia e resistência, que estavam em sintonia com o tema e o lema do Nacional propostos pela CNBB.
O dia começou com uma grande passeata, onde os jovens se vestiram de branco para protestarem contra a violência e dizerem sim a Paz na sociedade. Houve um momento de oração feito pelos jovens da região, e todos foram acolhidos por vários jovens da cidade anfitriã, também tinham grafiteiros e jovens fazendo pirofagia para animar o dia.
Logo após a caminhada em protesto contra o extermínio da juventude, os jovens se concentraram para um café da manhã coletivo com muita animação e confraternização. O ginásio de esporte foi o lugar central do encontro, onde os jovens apresentaram teatros, músicas, danças entre outras atividades culturais.
As tendas deste ano foram divididas em três temáticas: 1ª tenda - Juventude e Violência com os palestrantes: Sargento Ribeiro, Cabo Alexandre e Soldado Roberto todos policiais da cidade de Buritama - SP, a discussão deles com os jovens girou em torno da Lei Maria da Penha e das drogas lícitas e ilícitas no meio da juventude; 2ª tenda - Juventude na Igreja com o palestrante Celito Garcia de Votuporanga, ele é responsável pelo Grupo de Oração da cidade de Votuporanga – SP e falou sobre a importância de estar dentro da Igreja enquanto jovem; e a 3ª tenda com o tema: Juventude e os meios de comunicação com o sociólogo e blogueiro Luciano Alvarenga, que tratou sobre a internet e a juventude.
O evento encerrou à tarde com a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Mendes Peixoto, e co-celebrada pelos Padres responsáveis pela juventude diocesana, Padre Sergio Aparecido do Setor Juventude e Padre Fabio Paganin da Pastoral da Juventude.
O próximo DNJ ainda não teve região escolhida e em breve divulgaremos qual será a região da diocese que irá acolher este dia tão importante para a juventude do Brasil.

Matéria escrita pelo jovem Fernandes (Votuporanga) e com colaboração do jovem Neto (Nova Granada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;

Materiais para Juventude.

Materiais para Juventude.
É um blog para todos os grupos de jovens.

Setor Juventude.

Setor Juventude.
Eu faço parte !!